segunda-feira, 7 de março de 2011

PROJETO EU SOU ASSIM



Tema: Eu sou assim...

Período: 2 SEMANAS


 



Linguagem Oral e Escrita

- Trabalhar o nome da criança

- crachá, músicas, chamadinha, bingo de nomes, bingo de letras, forca, quebra-cabeça, etc.

- Primeira letra, última letra, quantas letras tem, etc.

- História do nome (entrevista com os pais)

- Painel de nomes, lista de nomes, etc.

- Acróstico

- Caixa surpresa (colocar dentro o que mais gostam)

- Poesia "Ou isto ou aquilo" – Cecília Meirelles (trabalhar preferências), Nomes da Gente,

- Rodas de conversa (preferências, características, respeito à diversidade, cada um é diferente, etc.)

- Alfabeto de nomes

- Nomes e rimas

- Histórias: Menina bonita do laço de fita, As três partes, Maria vai com as outras, Os Porquês do coração, Revolução no formigueiro, etc.


Matemática

- Quantidade: fazer comparações entre os nomes (número de letras), maior nome, menor

- Quantos nomes começam com a mesma letra
- Quantas letras tem o nome (colar bolinhas de crepom ou palitos para cada letra)
- Trabalhar com a idade das crianças (desenhar velas no bolo de acordo com a idade
- Boneco de formas geométricas
- Agrupamento de acordo com as características (cor do cabelo, cor da pele, cor dos olhos, idade, etc.)
- Gráfico de idades (ou de n° de sapato, ou de preferências, etc.) meninos e meninas
- Sequência numérica
- Altura e peso
- Ordem crescente e decrescente (na fila)

Artes Visuais
- Autorretrato
- Confecção de uma boneca de pano ou bonecos de jornal, papelão, massinha, etc.
- Desenhar o contorno do corpo com giz no chão
- Quebra-cabeça com fotos ou figura de crianças
- Painel "somos todos diferentes"
- Cartaz de preferências (brinquedos preferidos, cores, brincadeiras, etc.)
- Álbum individual
- Confecção de livrinho (minha história, minhas preferências, etc.)
- Releituras de obras
- Expressões faciais

Natureza e Sociedade

- Hístória do nome

- Certidão de nascimento

- Confecção de carteira de identidade

- Características e preferências (cores, programa de TV, música, time,

Brincadeira, brinquedo, história, lugar de passear, etc.)
- O meu nome e o nome dos colegas

- Diversidade

- Animais de estimação

- Esquema corporal

- Dia do Brinquedo

- Questionamentos do tipo:

* O que eu faço quando estou com raiva?

* O que me deixa com raiva?

* O que me deixa feliz?

* O que me deixa triste?

* O que eu não gosto que fazem comigo?

- Criação de regras e combinados

- Estatuto da Criança (direitos e deveres)

- Etapas da vida (bebê, criança, adolescente, adulto, idoso)

- Conversa sobre apelido (discriminação, respeito, etc.)

- Atividades com Gosto e Não gosto

- Emoções e sentimentos

- Palavras mágicas

- Falar sobre o dia-a-dia (atividades diárias)

- Manhã, tarde, noite


Músicas

- Eu sou um boneco duro

- Meu boneco de lata

- A canoa virou

- Comeu pão

- Abecedário da Xuxa

- Dinâmica do espelho

- Comeu pimenta

- Música "Palavras Mágicas" - Eliana



Movimento

- Mamãe posso ir (seguir ordens, regras, obediência, família)

- Elefante colorido (preferência de cores)

- Descobrir quem é (reconhecer o outro através do tato)

- Gato mia (conhecer o outro pelo som da voz)

- Espelho (mímica)

- História do Banho (higiene)

- Lá vai meu barquinho (preferências)

- Imitar o mestre (conhecimento do corpo e seguir regras)

- Amigos (amizade e quantidade)

- Simão disse (obedecer ordens, regras)

- Morto e vivo (etapas da vida)

- Dança da cadeira (com o nome das crianças)

- Brincadeiras do folclore (da infância dos pais) amarelinha, pula corda, brincadeiras de roda, etc.



Mais sugestões:

Livro Alfabetização Lúdica, vol. 01

http://infantilencantado.blogspot.com/2009/05/projeto-eu-sou-assim.html

http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/Projeto_QuemSouEu_PPD.pdf



Espero que gostem, este projeto foi criado por mim através de várias sugestões de livros e sites e também atividades que eu já fiz em sala de aula. Bjs.
 


 

Um comentário: