sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Projeto Valores "convivência"

Olá amigas, o ano letivo está começando, e nada melhor do que começar trabalhando com a turma a convivência, primeiro tema do meu projeto. Abaixo estou postando uma mensagem que eu gosto muito, dá para trabalhar com os pais e principalmente com as crianças.

Há milhões de anos, durante uma era glacial, quando parte de nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais, não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições. Foi, então, que uma grande quantidade de porcos-espinho, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso. Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito… Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos e dores uns nos outros. Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio!

É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!

É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!

É fácil apertar as mãos, difícil é reter o calor!

É fácil conviver com pessoas, difícil é formar uma equipe!

Após a mensagem, não deixem de discutir, pedir para ilustrarem, quem sabe até dramatizarem a mensagem, vocês vão ver como é enriquecedor...
bjs.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Inicio das aulas

As aulas estão voltando e eu estou postando modelos de crachás. Na alfabetização e séries iniciais é muito importante nas primeiras aula trabalhar o nome de cada um, além dos crachás vou dar algumas ideias para este momento.




* Cantar a música "Comeu pão"
* Escrever os nomes no quadro e cada criança que for chegando apaga o seu nome.
* Colocar todos os crachas na mesa ou pendurados para cada um pegar o seu.
* Fazer uma apresentação
* Recortar um boneco com as próprias mãos e se apresentar como se fosse o boneco
* contar a história da Chapeuzinho Vermelho e depois cantar a música "Eu sou um lobo mau, lobo mau, lobo mau pego a (falar o nome da criança) pra fazer mingau. Hoje estou contente...
* Copiar no quadro a música "A canoa virou" e colocar o nome da criança . Se eu fosse um peixinho... Depois cantar a música com o nome das crianças. Fazer a dobradura do peixinho.
* fazer um bingo de nomes
Espero que aproveitem as ideias. bjs.

Projeto Valores


Duas atividades para trabalhar com o projeto Valores:
Esta é para trabalhar com o tema "amizade"
E esta para trabalhar com o tema "respeito ao meio ambiente"
gostaria de informar que estou colocando a disposição uma apostila com 50 páginas do Projeto Valores (O projeto na íntegra, e sugestões de atividades)
Por e-mail R$ 10,00
Por correio (encadernada) R$ 20,00
Quem estiver interessado mandar um e-mail para morganaportugal@hotmail.com
Bjs

Ah, também tenho o projeto de Literatura (fábulas, contos, lendas e poesia)...